Léo Garcia – Foto Divulgação.

As oficinas são virtuais e gratuitas e acontecem de 4/05 a 3/06, sempre às terças e quintas-feiras

Quebrar as barreiras do preconceito e até mesmo os limites de fronteiras está no DNA do Lá da Favelinha, que apresenta o projeto Rádio Europa Brega Parque. A iniciativa proporciona ao público dez oficinas virtuais de dança, entre 4 de maio e 3 de junho e conta com financiamento do British Council, sendo resultado de uma parceria entre o Centro Cultural, a instituição britânica de arte e tecnologia ZU-UK e a organização colombiana 9 Voltios. As inscrições são gratuitas e já estão abertas.

Realizadas sempre às terças e quintas-feiras, por meio da plataforma Zoom, as oficinas – ou LABs – dão destaque às manifestações artísticas da comunidade do Centro Cultural Lá da Favelinha, como o funk, vogue, afro dance, house e maculelê, além da dança contemporânea e subjetiva. O público pode se inscrever até 24 horas antes da realização da atividade, mas as vagas são limitadas.

Na primeira etapa do projeto, serão realizados os LABs do Centro Cultural Lá da Favelinha. E em um segundo momento será criada uma performance artística em articulação com a ZU-UK e 9 Voltios que vai incluir o público presente nos LABs. O projeto também terá duas participações no Terça da Dança, que é realizado pelo Centro de Referência da Dança de Belo Horizonte (CRDança), nos dias 18 e 25 de maio, e tem a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE BH) como parceira do projeto, a fim de estender a programação dos LABs para as pessoas atendidas pela associação.

Pessoas que se interessarem podem escolher quais LABs querem fazer, sendo possível participar de todos na programação. Após a inscrição, o link será enviado por e-mail e WhatsApp para o participante na manhã do dia da atividade.

As oficinas acontecem ao vivo em português e posteriormente serão enviadas com as traduções em inglês e espanhol para os inscritos nesses idiomas que desejarem realizar as atividades. Haverá um momento técnico, depois será possível tirar dúvidas e compartilhar experiências por intermédio de uma performance e em seguida terá um momento de feedback.

As atividades são direcionadas ao público que se interessa por arte, com foco em dança e corporalidade e, principalmente, a moradores de periferias e favelas de diferentes lugares de língua portuguesa, espanhola ou inglesa e que sofrem frequentemente com a exclusão ou que não se envolvem em atividades tecnológicas e culturais. São artistas periféricos, comunidade LGBTQ+, mulheres pretas e diferentes gerações.

Radio Europa Brega Parque é um projeto realizado através do financiamento de British Council e resultado de uma parceria entre o Centro Cultural Lá da Favelinha, a instituição britânica de arte e tecnologia ZU-UK e a organização colombiana 9 Voltios. É sobre política e resíduos, um conceito transcontinental enraizado na cultura da classe operária, e sobre criar algo a partir do nada.

 

Terça da Dança

Além da programação dos LABs, o projeto terá duas participações no Terça da Dança, que é realizado pelo Centro de Referência da Dança de Belo Horizonte (CRDança). No dia 18 de maio haverá uma roda de conversa sobre o projeto e no dia 25 de maio, os resultados dos dois primeiros LABs. As lives serão transmitidas no canal do Youtube da Fundação Municipal de Cultural de Belo Horizonte.

 

Sobre Rádio Europa Brega Parque

Uma colaboração que surge da política divisionista amplamente difundida pela Grã-Bretanha, Brasil e Colômbia, e das revoluções culturais que emergem do lixo tecnológico. A partir disso, desenvolve comunidades temporárias compostas por públicos e artistas que criam e celebram sua própria cultura para o pós-normal.

Radio Europa Brega Parque é uma obra de arte única sobre som, política e identidade pessoal e cada público é um artista criador de sua própria experiência. Assim, o público do Brega Parque é orientado a criar sua própria performance, uma nova marca de cultura para o pós-normal, que combina o audiovisual, desfile, dança, performance e roteiro autobiográfico.

Tendo em vista que o público é muitas vezes desencorajado por tecnologias excessivamente complexas, o projeto busca simplificar o acesso à participação para melhorar a experiência de públicos de origens sub-representadas e desfavorecidas, fazendo uso de uma tecnologia que é conhecida e que não oferece barreira financeira para a participação.

Radio Europa Brega Parque é apoiado pelo British Council Digital Collaboration Fund, que auxilia parcerias culturais no Reino Unido e no exterior para desenvolver formas digitalmente inovadoras de colaboração.

 

SERVIÇO

LABs Lá da Favelinha

Oficinas de Dança – Projeto Rádio Europa Brega Parque

Inscrições:

Para participar é necessário se inscrever através do formulário:

Oficinas em Português

Oficinas em Inglês

Oficinas em Espanhol

Mais informações: //www.instagram.com/ladafavelinha/

 

Programação:

Oficina de House – Com Culu

Português: 01 de junho – 18h

Inglês e Espanhol: 07 de junho

Oficina de Dança Subjetiva – Com Léo Garcia

Português: 03 de junho – 18h

Inglês e Espanhol: 09 de junho


atualizado em 31/05/2021 - 16:45

comentários