Pe José Carlos – Foto Eudvanio Dias.

O Presidente da AML e o acadêmico JD Vital conversam com o Padre José Carlos dos Santos em vídeo disponível no dia 18/11

O padre José Carlos dos Santos foi responsável por reeditar a biografia de Dom Viçoso, escrita pelo acadêmico Dom Silvério. Para falar sobre a experiência e a obra, ele é convidado da próxima palestra da Academia Mineira de Letras, em conversa com o presidente da AML, Rogério Faria Tavares, e o acadêmico JD Vital. O vídeo pode ser conferido no canal de Youtube da AML a partir do dia 18 de novembro, às 11h.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 203709), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG. Copatrocínio da Tambasa.

Em entrevista ao presidente da Academia Mineira de Letras, Rogério Faria Tavares, e ao acadêmico JD Vital, titular da cadeira de número 10 da AML, o padre José Carlos dos Santos contou como foi organizar a quarta edição do livro “Vida de Dom Antônio Ferreira Viçoso”, a biografia de Dom Viçoso escrita por Dom Silvério Gomes Pimenta, há mais de cem anos.

Antes de falar sobre a trajetória de Dom Viçoso, o padre José Carlos contou como foi reeditar uma obra tão antiga e de importante dimensão histórica. Ele também falou sobre o perfil do biógrafo, Dom Silvério, que foi o primeiro bispo negro do Brasil e o primeiro negro a eleger-se para a Academia Brasileira de Letras.

Durante a exposição sobre a vida de Dom Viçoso, que fundou o Colégio do Caraça e foi arcebispo de Mariana, o Padre José Carlos recordou que o biografado foi um militante contra a escravidão, chegando a escrever um texto de sessenta páginas contra o cativeiro.

Na entrevista a Rogério Faria Tavares e a JD Vital, o Padre José Carlos dos Santos também destacou a atuação de Dom Viçoso como educador, focalizando sua presença tanto à frente do Caraça quanto em Mariana, onde reabriu o famoso Seminário. Dom Viçoso também foi lembrado pela postura firme em defesa da autonomia política da Igreja Católica frente ao Império, num momento histórico em que a Igreja e o Estado, no Brasil, eram ligados.

Além das palestras on-line inéditas que integram a programação 2021, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 200 palestras já realizadas para que o público possa ver e rever.

Sobre o entrevistado

José Carlos dos Santos possui graduação e pós-graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, bacharelado e mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana. Atualmente exerce a função de Diretor Geral e Administrativo, e professor da Faculdade Dom Luciano Mendes; professor de psicologia do desenvolvimento moral no curso de especialização em psicopedagogia do acompanhamento formativo oferecido pela Escola para Formadores Jesus Mestre, em São Paulo.

Frequentemente atua como assessor de encontros promovidos pela OSIB, congregações e dioceses. É membro da equipe de formadores do Seminário são José, da Arquidiocese de Mariana, e vigário paroquial da paróquia de Santa Efigênia, em Ouro Preto. É autor do livro Psicologia e Desenvolvimento Moral da Pessoa (editora Dom viçoso, 2018) e organizador dos livros “Dizer o Testemunho I” (Paulinas 2013) e “Vida de Dom Viçoso” (editora Dom Viçoso, 2020).

SERVIÇO:

“A biografia de Dom Viçoso, escrita por Dom Silvério” – com padre José Carlos dos Santos

Data: a partir de 18 de novembro, às 11h

Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed-BH. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH.

Cemig

De onde vem a nossa força?

 A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.

 A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.

 Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br


atualizado em 17/11/2021 - 18:50

comentários