Time Aroucas de Brumadinho –  Crédito da foto: Rampup.

Futebol feminino é a grande novidade com a retomada das atividades. Em 2021, serão realizadas duas edições

 

Após um ano e seis meses sem o festival devido ao isolamento social para a não propagação do coronavírus, o maior festival de futebol amador de Minas Gerais está de voltaO Festival Craques da Bola Kaiser retoma as atividades e estreia a temperada 2021 na Arena do Macuco, na cidade de Ponte Nova, nos dias 16 e 17 de outubro. Promovido pelos idealizadores e organizadores Ênio Moura e Adriane Rogali, ao todo, 20 equipes vão disputar o cobiçado troféu de melhor time e 10 craques serão premiados pelo seu talento e destaque durante a partida. O evento é aberto ao público, gratuito e com todos os protocolos de segurança para a não propagação do coronavírus.

De acordo com Rogali, é gratificante retomar as atividades e poder realizar o futebol amador. “Somos apaixonados pelo futebol de várzea e o Festival Craques da Bola se tornou o maior de Minas Gerais. Ao longo dos anos, o projeto cresceu e percebemos como as empresas estão apoiando cada vez mais o futebol amador em Minas Gerais. Além de Ponte de Nova, já temos data marcada para o próximo que será nos dias 6 e 7 de novembro, em Ouro Preto”, explica.

Ele também reforça que a equipe continua focada em levar o projeto para outros estados do Brasil. “Sabemos do potencial do futebol de várzea e estamos trabalhando para expandir o projeto e premiar outras equipes”, afirma.

De acordo com Marcos Dias, Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Juventude de Ponte Nova, os eventos ajudam a incrementar o turismo e incentivo ao esporte na região. “O município de Ponte Nova sente-se honrado em poder receber o Festival Craques da Bola com tantas equipes importantes, onde teremos grandes espetáculos esportivos, num grande processo de integração social, cultural e humanitária. Que todos sejam bem-vindos”, afirma.

Moura conta que, para a realização da primeira edição do ano, a equipe contou com o apoio da Sociedade Esportiva 1º de Maio. “Para realização do evento contamos com uma rede de conexões. E um desses foi o Schander Timóteo, vice-presidente do Primeiro de Maio, que nos conectou com as autoridades de Ponte Nova”, explica.

Para Schander, o evento é uma oportunidade os jogadores mostrarem que tem condições de fazer uma disputa em alto nível. Ele também reforça que a expectativa é fazer dessa etapa do Festival Craques da Bola Kaiser, a melhor etapa do circuito, e trazer a memória dos tempos áureos do futebol, e incentivar as novas gerações mostrando a beleza do futebol.

Futebol feminino

“É na várzea que o verdadeiro futebol acontece! Chegou a hora delas.
Lugar de mulher é aonde ela quiser”. Essa é a declaração feita pelos organizadores do evento ao serem perguntados pela grande novidade que é a integração do futebol feminino. De acordo com Ênio, o festival é composto pela diversidade e já estavam se planejando para integrar o futebol feminino.

“Nós temos um lema que o Craques da Bola é uma família e somos repletos de diversidade. Nesta edição, e estamos muito felizes, teremos a participação de dois times femininos que irão disputar. A ideia que é que a cada festival tenhamos mais times. Queremos cada vez mais a representatividade feminina em campo”, conta.

Para Camila Lacerda, treinadora e fundadora do time Belo Horizonte Futebol Clube, participar do festival é uma oportunidade única de visibilidade ao futebol amador feminino. “É uma representatividade importante para os times femininos e espero que estejamos abrindo as portas para que nas próximas edições tenham mais equipes. Também é uma oportunidade para mostrar os talentos das atletas, pois muitas precisam apenas de uma oportunidade para deslanchar”, finaliza.

Organização do evento

Para a realização do festival, 500 pessoas estão envolvidas na organização. Entre elas estão profissionais de diversas áreas, apoiadores, patrocinadores, parceiros e prefeitura local. “Além de proporcionar um evento profissional para os jogadores, conseguimos movimentar a economia da região através do turismo, anúncios, negócios, entre outros”, afirmam. Com relação às equipes, os organizadores afirmam que vão continuar proporcionando aos atletas um ambiente e uma estrutura que chegue o mais próximo possível do futebol profissional. Eles também ressaltam que com a grande competitividade do evento e nível técnico das equipes, o evento conta com arbitragem qualificada com tecnologia para fazer um grande trabalho, fotógrafos profissionais que cobrem grandes eventos como Copa do Mundo e Libertadores, equipe de filmagem, locução profissional, assessoria de imprensa e toda uma estrutura para proporcionar um evento com excelência.

O evento conta com o patrocínio da Dispel, Trivella, MS e Café Dom Pedro, e com o apoio da Rádio Cultura da prefeitura de Ponte Nova.

Partidas

Serão realizadas dez partidas nos dois dias de jogos. São jogos com dois tempos de 45 minutos e, caso termine em empate, o time campeão será decidido em uma disputa de pênaltis.

Arbitragem

A arbitragem do Festival Craques da Bola conta com profissionais renomados do mercado futebolístico e todos são federados.

Premiação

O time vencedor de cada desafio leva a cobiçada taça personalizada, exclusiva do maior festival de futebol amador de Minas Gerais, e mais um prêmio extra do patrocinador. Além disso, 10 craques levam para casa um prêmio extra do patrocinador.

Equipes participantes

EQUIPE CIDADE
SERRANO MENDONÇA MG
ADS SANTANA DO RIACHO MG
GUINDA GUINDA – DISTRITO DE DIAMANTINA – MG
MAZALA SABARÁ MG
13 DE MAIO OURO PRETO MG
INCONFIDENTES BELO HORIZONTE MG
PFC (TIME FEMININO) PONTE NOVA MG
PEC (TIME FEMININO) BELO HORIZONTE MG
SEPM PONTE NOVA MG
CHARURI PARÁ DE MINAS MG
TIJUCO DIAMANTINA MG
TROPA DO NEIM RIBEIRÃO DAS NEVES MG
REAL GUARATIBA JABOTICATUBAS MG
PONTE CORREA PITANGUI MG
MENINOS DE CRISTO VESPASIANO MG
PÉROLA NEGRA MÁRIO CAMPOS MG
PFC PONTE NOVA MG
GOL COPA NOVA LIMA MG
LÁBARCA SANTA LUZIA MG
SANTA TEREZA ITABIRA

Serviço
Festival Craques da Bola Kaiser
Data: 16 e 17 de outubro
Local: Arena do Macuco – Ponte Nova
Ingressos: entrada gratuita.


atualizado em 13/10/2021 - 10:49

comentários