Sérgio Amadeu – Foto Divulgação.

Sérgio Amadeu – Foto Divulgação.

Evento acontece entre 7 e 10/12 e põe em pauta a relação entre Cidadania e Tecnologia

 

ONG Internet Sem Fronteiras – Brasil e a Aliança Francesa de Belo Horizonte co-realizam o ciclo de palestras “Cidadanias híbridas no mundo pós-pandemia“. O evento acontece de 7 a 10 de dezembro e segue a programação do Novembro Digital, festival internacional de culturas digitais promovido pelo Instituto Francês e pela rede cultural francesa presente em países por todo o mundo. A programação será online, com transmissão ao vivo e oferecerá tradução simultânea.

A programação, completamente gratuita, também contará com uma oficina de segurança digital, realizada presencialmente em duas turmas, no dia 11 de dezembro, às 14h, ou 13 de dezembro, às 18h, no auditório coworking Semear Innovation.

No dia 7 de dezembro, às 17h, o tema central do evento, “Cidadanias Híbridas: tecnologia e direitos no pós-pandemia”, ganha destaque na conferência de abertura. No dia 8 de dezembro, às 16h30, o assunto debatido é “Políticas públicas digitais municipais: cruzando experiências entre França e Brasil”.

Já no dia 9 de dezembro, às 16h30, acontece o debate “O(s) espaço(s) da escola: direitos, liberdade de expressão e didáticas tecnológicas”. A programação se encerra no dia 10 de dezembro, às 17h, com a mesa “Internet e meio ambiente: quando a desmaterialização polui mais que a impressão de papel”.

A proposta do evento é criar um espaço de intercâmbio cultural entre França e Brasil, colocando em pauta conflitos digitais e possibilidades reais para o futuro e refletindo sobre o impacto da tecnologia em temas como cidadania, educação e meio ambiente, com contribuições de públicos lusófonos e francófonos.

As mesas temáticas foram pensadas para que todos os públicos possam participar, com ênfase para pessoas que atuam como servidores públicos, professores e profissionais da educação, atores do meio ambiente, entre outros.

 

SERVIÇO:

Aliança Francesa de Belo Horizonte

Ciclo de Palestras “Cidadanias híbridas no mundo pós-pandemia”

De 7 a 10 de dezembro

Participação gratuita

7 de dezembro — 17h a 18h30 — Conferência de abertura: Cidadanias Híbridas: tecnologia e direitos no pós-pandemia

  • Sérgio Amadeu(UFABC) — Sociólogo, pesquisador das redes digitais e membro da comunidade do software livre.
  • Laura Tresca— Jornalista e cientista social, representante da sociedade civil no Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br)
  • Félix Blanc(França) — diretor fundador do projeto Danaïdes.org
    Mediação: Ariane Silva (Internet Sem Fronteiras, Brasil)

8 de dezembro — 16h30 a 18h — Políticas públicas digitais municipais: cruzando experiências entre França e Brasil

  • Margarida Salomão — Prefeita do município de Juiz de Fora (MG, Brasil)
  • Akim Oural — secretario de assuntos digitais da cidade de Lille e presidente da OpenDataFrance, França
  • Cristiane Serpa — Secretária Adjunta de Desenvolvimento Econômico e Subsecretária de Assuntos e Investimentos Estratégicos da prefeitura de Belo Horizonte (MG, Brasil)
  • Paulo José O. M. Lara— pesquisador e coordenador do programa de direitos digitais da ARTIGO19 Brasil e América do Sul (Brasil)
    Mediação: Florence Poznanski (Villes Internet, França)

9 de dezembro — 16h30 a 18h — Debate: O(s) espaço(s) da escola: direitos, liberdade de expressão e didáticas tecnológicas

  • Anna Angeli(especialista em educação digital, Villes Internet, França)
  • Regina Helena(Centro de Convergência de Novas Mídias – UFMG, Brasil) — Professora do Departamento de História e dos Programas de Pós-Graduação em História e Comunicação da UFMG
  • Laís Kurtz(IRIS, Brasil) — Coordenadora de Pesquisa e pesquisadora no Instituto de Referência em Internet e Sociedade (IRIS), Doutoranda em Direito na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    Mediação: Fabrício Lacerda (Internet Sem Fronteiras, Brasil)

10 de dezembro — 17h a 18h30— Debate: Internet e meio ambiente: quando a desmaterialização polui mais que a impressão de papel

  • Bela Loto(Point de M.I.R, França)
  • Caio Scheidegger(Brasil) – pesquisador no Instituto de Pesquisa em Direito e Tecnologia do Recife – IP.Rec
    Mediação: Ariane Silva (Internet Sem Fronteiras, Brasil)

Inscrições: https://internetsemfronteiras.org.br/cidadaniashibridas/

Oficina de Segurança Digital

11 de dezembro, às 14h

13 de dezembro, às 18h

Auditório coworking Semear Innovation

  1. Paraíba, 330 – 17 Andar – Funcionários, Belo Horizonte – MG, 30130-917

(31) 3956-0454 https://g.co/kgs/HAFmqH

Mais informações:

www.aliancafrancesabh.com.br

@aliancafrancesabh

 


atualizado em 09/12/2021 - 15:45

comentários