Lente Iovet, usada para cirurgias de catarata, é lançada no Brasil e conta com a consultoria técnica do veterinário Luiz Fernando

Quando o cãozinho  vai envelhecendo, ele pode desenvolver algumas doenças, entre elas, a catarata. A boa notícia é que o problema pode ser corrigido por meio de cirurgia, a facoemulsificação. “Nessa técnica é realizada uma pequena incisão na córnea. Nela, o cirurgião insere um pequeno instrumento que abre a cápsula do cristalino para permitir o acesso à catarata. Uma caneta de ultrassom é utilizada para fragmentar e aspirar o cristalino. Por fim, uma lente intraocular artificial é implantada dentro da cápsula”, explica o veterinário e proprietário da clínica Professor Israel, Luiz Fernando.

A cirurgia de catarata, se feita corretamente, tem bons resultados, principalmente, se feita no início da doença. Quando muito avançada, têm um risco maior de complicações durante a cirurgia e, portanto, pode causar mais inflamação no pós-operatório. “Quando a catarata está avançada, é  acompanhada de inflamação, a uveíte, e aumento da pressão ocular, que pode causar glaucoma. Mas a cirurgia pode ser feita e ter um resultado satisfatório”, afirma.

Novidade

Agora, é possível encontrar as lentes no Brasil, sem necessitar de importação. “A Iovet é a primeira lente artificial para cães com fabricação nacional. Até então, era um produto apenas importado e sem aprovação”, frisa o veterinário.

O produto começa a ser disponibilizado no mercado brasileiro neste mês de janeiro.  “Foi elaborado por uma empresa com mais de 50 anos de experiência (Mediphacos) e com minha consultoria técnica. Também conta com o registro no Ministério da Agricultura para uso animal. Entre os principais benefícios está a disponibilidade de estoque e menor prazo de entrega para as clínicas veterinárias do país”, comemora.

Fonte: Luiz Fernando, Médico veterinário na Clínica Veterinária Professor Israel.


atualizado em 25/01/2022 - 11:20

comentários