Após um longo período sem apresentações, por conta da pandemia do novo Coronavírus, a Orquestra 415 de Música Antiga volta a se apresentar. A retomada acontece dentro do projeto “Mostra de Música Barroca”, que irá exibir o primeiro vídeo, no próximo dia 12, às 20h de forma gratuita e digital (gravados de forma remota para evitar aglomerações), dois concertos do compositor italiano Antônio Vivaldi.

Criada em 2012, a orquestra é especializada na execução das músicas do período barroco com os instrumentos originais da época. O traverso, a viola da gamba, a flauta doce, o cravo, o violino barroco, o violoncelo barroco, são todos réplicas dos instrumentos utilizados nos anos 1600 e 1700. “Essa particularidade e o requinte na interpretação recriam uma sonoridade especial, muito próxima da que as pessoas daquele tempo ouviam. É uma oportunidade única de se ouvir as peças dos grandes gênios do período com os instrumentos para os quais ela foi feita”, explica o fundador da orquestra André Salles-Coelho.

 

A Orquestra 415 é atualmente a única orquestra barroca independente no Brasil a manter uma temporada regular de concertos, isso é: uma frequência definida de apresentações (no caso uma a cada mês), onde cada concerto traz um repertório totalmente diferente do concerto passado.

Mostra de Música Barroca

A Mostra de Música Barroca é uma iniciativa da orquestra para oferecer ao seu público e a novos interessados, concertos de música barroca de qualidade, de maneira segura, para que a distância exigida pela pandemia não interrompa completamente a apreciação e fruição dos trabalhos da orquestra.

Serão exibidos dois programas em datas diferentes, ainda esse ano. Cada programa trará a parte musical da orquestra, com a execução completa da peça e inserções como depoimentos dos músicos, detalhes sobre as peças e leituras dramáticas.

Os programas serão exibidos de forma inédita, gratuita e irrestrita, pelo canal da orquestra, através do Youtube no endereço Canal do Youtube da Orquestra 415 de Música Antiga

Segundo Salles-Coelho, o objetivo é divulgar a música dos séculos XVII e XVIII, valorizando o patrimônio histórico, cultural e artístico imateriais. “Também, buscamos democratizar o acesso do grande público à música erudita, mas especificamente a barroca ocidental. Desmistificando o acesso à música clássica, que muitas vezes é associada apenas a uma elite, permitindo que qualquer pessoa, com acesso à internet, sem necessidade de deslocamento ou pagamento de ingressos, possa usufruir da qualidade, beleza e grandiosidade desse estilo musical que atravessa séculos na história da música.”

No primeiro lançamento, a orquestra irá homenagear o compositor italiano Antônio Vivaldi, um dos maiores nomes da história da música erudita, criador de as “Quatro estações” e de mais centenas de concertos, peças sacras e óperas. Vivaldi ficou conhecido por criar uma música vigorosa, de grande virtuosidade técnica e de fácil assimilação por qualquer tipo de público, tanto da época quanto dos tempos atuais. Além disso, o ano de 2021 marca os 280 anos de morte do artista.

No programa, com duração de cerca de 40 minutos, a orquestra executa o Concerto em fá maior para flauta e orquestra, RV 434 e o concerto em ré menor para dois oboés e orquestra, RV 535 em uma versão para três flautas e orquestra. Entre os diversos movimentos, o ator Luciano Luppi apresenta cada concerto, ressaltando algumas particularidades das peças e os músicos da orquestra dão uma pequena demonstração da sonoridade de cada instrumento falando de suas características, história e utilização no conjunto musical.

No segundo lançamento, que acontecerá ainda esse ano, o homenageado será o compositor Georg Philipp Telemann, que nasceu na Alemanha, em 1681 e é um dos maiores compositores barrocos sendo reconhecido pelo Guiness Book como o recordista mundial de maior número de composições escritas em toda a história da música. Além de ser o mais produtivo compositor da história, Telemann também manteve uma qualidade irrepreensível, compondo em todas as formas e estilos existentes em sua época.

A peça escolhida será a genial Suite Burlesca de Dom Quixote, onde Telemann colocou magistralmente em sons, trechos escolhidos da grande obra prima de Cervantes.

O projeto foi executado com recursos da Lei Aldir Blanc de Minas Gerais.

Sobre a Orquestra de 415 de Música Antiga

A Orquestra 415 de Música Antiga é um grupo integrante da Associação Cultural Lua Nova, entidade cultural, sem fins lucrativos, criada em 2012, em Belo Horizonte. A orquestra conta atualmente com 20 integrantes. Desde sua criação, o grupo já realizou 81 concertos executando mais de 160 obras (em sua maioria estreias nacionais), de 57 diferentes compositores, em 25 diferentes palcos de Minas Gerais. Além disso, o grupo já montou quatro espetáculos cênico-musicais e seis óperas barrocas completas.

Isso permitiu ao grupo manter uma atividade musical regular, admirada até no exterior, promovendo uma constante pesquisa e vivência da música clássica, além de oferecer aos músicos a oportunidade de aprimorar seu nível técnico, estilístico e artístico.

Serviço

Data de lançamento:

Lançamento do primeiro vídeo – Concertos de Vivaldi – Dia 12 de novembro – sexta feira, 20h

Local:

Canal do Youtube da Orquestra 415 de Música Antiga

Fonte: André Salles-Coelho, jornalista e músico (@orquestra415).


comentários